Investimento iniciou 2º trimestre em alta, mostra indicador do Ipea

Antes dos efeitos da greve dos caminhoneiros, o investimento começou o segundo trimestre com crescimento, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta alta de 1,5% em abril em relação a março, na série com ajuste sazonal.

Esta foi a terceira variação positiva dos investimentos, que avançaram 2% no trimestre terminado em abril, também na série dessazonalizada. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador atingiu patamar 13,1% superior ao verificado em abril de 2017. No acumulado em 12 meses, após 44 retrações, o indicador registrou resultado positivo, com alta de 1,4%.

Na série com ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – produção interna líquida das exportações e acrescida das importações – apresentou avanço de 2,9% em abril. No entanto, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações cresceu 0,3%, a importação de bens de capital avançou expressivos 13,9% na comparação com março, resultado que sucedeu queda de 5,7% observada no período anterior.

O indicador de construção civil também registrou desempenho positivo em abril, avançando 1,1% na série dessazonalizada, após estabilidade em fevereiro e alta de apenas 0,3% em março. Ainda assim, o setor encerrou o trimestre, terminado em abril, com pequena retração de 0,1% ante o período imediatamente anterior.

O terceiro componente da FBCF, classificado como “outros ativos fixos” (como propriedade intelectual, lavouras permanentes, gado de reprodução, etc.), exerceu efeito negativo no desempenho dos investimentos em abril, registrando queda de 1%, após altas nos meses anteriores.

Na comparação com abril de 2017, o consumo aparente de máquinas e equipamentos cresceu 33,1%, enquanto a construção civil registrou crescimento de 6,4% e o componente “outros ativos fixos” subiu 5,4%.

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/5577623/investimento-iniciou-2-trimestre-em-alta-mostra-indicador-do-ipea

Compartilhar: